Foto: Marlon Borba (Arquivo Diário)

A 3ª edição da Maratona de Santa Maria está confirmada para o dia 19 de outubro e seguirá com o mesmo trajeto dos anos anteriores. Em entrevista ao programa Bom Dia Cidade (CDN 93.5 FM), o secretário de Esporte e Lazer do município, Gilvan Ribeiro, destacou a consolidação do evento como a maior maratona do interior do Rio Grande do Sul.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Além da manutenção do percurso, o evento deve ter premiação robusta aos corredores. Segundo Ribeiro, a expectativa é distribuir cerca de R$ 100 mil aos vencedores nas diversas categorias.
– Já posso adiantar que o trajeto vai ser o mesmo. Foi um percurso pensado desde o primeiro ano, e no ano passado fizemos alguns ajustes. Vale lembrar que a prova é homologada pela Confederação Brasileira de Atletismo e pela Federação Internacional de Atletismo, além de ter uma premiação em dinheiro de quase R$ 100 mil para os participantes, entre eles atletas de elite e internacionais. Também teremos controle antidoping e tudo isso representa um investimento significativo — destacou.
Ribeiro também abordou os desafios financeiros para viabilizar a realização do evento em um ano de restrições orçamentárias. Ele afirmou que a prefeitura busca apoio da iniciativa privada para reduzir os custos públicos.
— Já tive mais de uma dezena de reuniões com empresas de Santa Maria. Estamos buscando alternativas criativas para viabilizar essa maratona com uma gestão mais eficiente e econômica. O evento tem um custo alto, mas representa uma mudança cultural importante para o esporte da cidade — disse.
Confira a entrevista completa